Torta de maracujá, diferente da tradicional, com um creme mais azedo, um gostinho único, para fugir do tradicional, além deste recheio ir ao forno, o que a torna mais diferente ainda.
Massa (Pâte sablé):
150g de farinha de trigo
20g de açúcar refinado
100g de manteiga gelada em cubos
1 pitada de sal
1 gema de ovo
15-30g de água gelada (tudo depende a absorção da massa)
Peneirar em um bowl os ingredientes secos, fazer uma "cova" no centro e colocar a gema, a manteiga e aos poucos a água, com a ponta dos dedos vá homogenizando a massa (é um pouco difícil mas você consegue), abrir entre dois plásticos (eu uso 2 sacos de congelar abertos cortando uma lateral e a parte inferior),abrir a massa e levar a geladeira por 10 minutos, retirar da geladeira e colocar em uma forma de torta canelada, com ou sem aro removível, levar a geladeira por mais 15 minutos e "furar com um garfo", levar ao forno pré aquecido 180º até estar levemente dourada.
Recheio:
100g de polpa de maracujá
120g de ovos
120g de açúcar refinado
10g de amido de milho
40g de manteiga
Colocar em uma panela os ingredientes, menos a manteiga e levar ao fogo até formar um creme, desligar o fogo e colocar a manteiga. Utilizar somente depois de frio.
Montagem:
Pegar massa e o recheio frios montar a torta e levar ao forno pré aquecido 180º por 10 minutos.
Quando fiz a receita somente utilizei metade do recheio, ficou meio "muxinha" mas quando provei foi a quantidade de recheio ideal, mas se você gostar do azedinho do maracujá, faça a receita inteira, no meu ponto de vista a melhor receita que fiz este mês (e tem fortes concorrentes como o brigadeiro de amêndoas e o bolo de 6 meses do blog), mas vendo melhor este mês fiz muitas coisas que eu gosto.
Beijos meus amores Raquel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário