segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Merengues: francês, italiano e suíço quais suas diferenças?

Estava eu procurando receitas de mousses para poder fazer para o blog e percebi que várias receitas contém o velho método de colocar as claras em neve (que pode estar contaminada por salmonela), então resolvi explicar a diferença entre os tipos de merengues.

Francês - método frio, colocar as claras com o açúcar em uma batedeira até ficar em ponto acetinado.
Este merengue é bom para uso em suspiro, pois vai ao forno e o torna seguro.

Italiano - método quente, recomendado a fazer com termômetro gastronômico (o mais complicado) faça uma calda com água a açúcar até atingir 117º, comece a bater as claras em velocidade mínima (só espumar), quando a calda chegar a 121º, retirar do fogo e aumentar a velocidade para o máximo e verter cuidadosamente toda a calda sobre as claras, deixar bater até o merengue estiver em temperatura ambiente.
Este merengue é bom para o uso em coberturas de bolo e tortas.

Suíço - método morno, você leva as claras com o açúcar em banho maria e mexa bem (sempre) com o fouet, até você sentir que não tem mais grãos de açúcar, colocar o dedo na mistura e esfregar entre os dedos (se você tem um termômetro gastronômico, esta mistura tem que estar a 45º), retirar do banho maria e colocar imediatamente na batedeira em velocidade máxima (esqueci de um detalhe: se o seu bowl da batedeira for de plástico, quando for fazer o banho maria colocar em uma panela menor ou um bowl de inox e quando ficar no ponto trocar imediatamente e bater) por 10 minutos ou até o merengue estiver em temperatura ambiente.
Este merengue é bom para uso em suspiros e mousses.

Recomendo não utilizar o merengue francês, salmonela causa vários problemas a saúde.

Qualquer dúvida deixem recados, prometo responder,ok.

Beijos meus amores Raquel.

Um comentário:

  1. Ola minha flor... Obrigadissimo por compartir essas receitas... eu ja havia lido algo sobre os merengues.... e eu faço o terceiro, que é o Suiço, e fica muito bom.. não faço em banho maria, mas fica da mesma forma maravilhoso...

    Mais uma vez obrigada por nos ajudar..
    Virei fã, viu...

    ResponderExcluir