sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bolo caramelado de banana


Tinha muitas banana maduras e fazer o quê? doce? desta vez não, hoje será bolo caramelado de banana. Gostoso, mas para meu gosto particular doce demais deve ter sido a mistura banana nanica madura + caramelo, para quem gosta de coisas bem doces é um bolo e tanto. Mas se deseja um bolo com essa aparência mas menos doce recomendo fazer com banana prata e não muito madura, ok.

Bolo:
6 bananas cortada em rodelas
360g de açúcar refinado
360g de farinha de trigo
2 ovos, gemas, claras em neve
240ml de leite
40g de margarina
2g de sal
10g de fermento em pó

Bater as claras em neve e reserve. Bater as gemas, o açúcar e a margarina até formar um creme fofo, colocar em velocidade minima e ir alternando o leite e a farinha de trigo, retirar da batedeira e colocar delicadamente as claras em neve, o sal e o fermento, colocar sobre o caramelo e levar ao forno pré aquecido 180º por 40 a 50 minutos. Retirar do forno e quando estiver morno tente balançar para os lados o bolo, se aparentemente ele estiver "dançando" na forma, pegar um prato/boleira/refratário e "com fé" virar de uma só vez.

Calda:
360g de açúcar refinado
240ml de água

Colocar o açúcar e a água em uma panela e deixar ferver até ficar com cor de caramelo despejar sobre uma forma redonda de 25cm colocar as bananas  uma do lado da outra e reservar.

Beijos meus amores Raquel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário