sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bolo de cenoura integral

Bolo de cenoura é um bolo bem tradicional, na verdade deve ser aquele bolo que a vovó faz para dar um pouco de vitamina para que os netos fiquem fortes e bonitos, mas como cenoura não é um alimento que é bem visto pela criançada, a vovó muito esperta coloca em um bolo e para completar acrescenta uma calda de chocolate (qual criança que não gosta de chocolate?) e pronto está o bolo dos sonhos de qualquer vovó, cheio de vitaminas e gostoso.
Esta pequena história foi inventada por mim, mas poderia ser a verdadeira história do bolo de cenoura, que por sinal é meu bolo favorito e o do meu filho também.
Por que bolo de cenoura integral? Resolvi utilizar uma farinha de trigo integral que comprei (não tenho o consume de comprar) para ver se ficaria muito diferente, sim ele ficou diferente, ficou com um gosto mais acentuado de cenoura além de ter ficado mais escuro e consistente, mas o resultado final é muito bom.


Bolo:
3 cenouras médias picadas
360g de açúcar refinado
240g de farinha de trigo integral
4 ovos
240ml de óleo de soja
10g de fermento em pó

Cobertura:
480ml de leite
360g de açúcar refinado
50g de achocolatado
35g de manteiga

Bolo: descascar as cenouras, picar e colocar em um liquidificador juntamente com os ovos e o óleo, bater até formar um creme, reserve, a parte peneirar a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó juntos em um bowl e misturar bem, acrescentar o creme de cenoura e misturar bem até ficar um creme liso (sem grumos). Colocar em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo integral e levar ao forno pré aquecido 180º de 50 a 60 minutos (tudo depende do seu forno)
Retirar da assadeira morno e após esfriar colocar a cobertura.


Cobertura: colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo até formar uma calda grossa, retirar do fogo e colocar por cima do bolo (esta cobertura fica dura mesmo, eu não gosto de cobertura  muito liquida, mas da próxima vez eu faço outra cobertura,ok)




obs: este bolo que está na foto foi feita apenas meia receita.

Beijos meus amores Raquel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário