segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Zalettini - será que está macio? Não, ele está crocante.

Estes dias atrás me lembrei que na aula de técnicas de fabricação de biscoitos, fizemos um biscoito muito gostoso (mas eu aqui em casa não sou muito de fazer biscoitos), então resolvi fazê-lo aqui em casa, sabia que era bom, mas nâo lembrava o quanto.
Então peguei a receita e fui fazer, massa vem massa vai, coloquei no forno, 12 minutos depois que era o tempo de forno ele estava macio demais, o que fazer? Será que fiz algo errado? Calma Raquel, liga para I...., que como ela vive fazendo este biscoito saberá a solução. Então liguei, e ela disse que o biscoito era assim mesmo, só depois de tirar do forno ele vai ficar crocante, ai que alívio, estava no caminho certo.
O resultado está aqui.


102g de fubá
80g de farinha de trigo
80g de açúcar refinado
80g de manteiga sem sal cremosa
10g de gema de ovo
1,5g de fermento em pó (1 colher de sobremesa)
0,5g de sal (1 pitada)
40g de uva passa escura
24g de rum

Macerar a uva passa no rum, reserve.
Peneirar a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó e o sal e colocar em um bowl, abrir um "buraco" no centro desta mistura e colocar a manteiga, a gema de ovo e a uva passa (sem o rum) e ir misturando todos ingredientes até formar uma massa lisa (se não estiver dando o ponto, ir acrescentando o rum aos poucos), a massa fica assim:


Fazer rolos com a massa e embrulhar no filme plástico e levar a geladeira por 20 a 30 minutos ou até o rolinho estar firme.


Retirar o plástico, e cortar em rodelas de 1,5cm. Levar para assar em uma assadeira com papel manteiga no forno pré aquecido 175º por  16 minutos ou até quando você levantar um ele estiver dourado (ele fica mole mesmo, só vai ficar crocante depois de frio)


Após retirar do forno, tirar os biscoito imediatamente da forma e colocar em um prato frio, eles estarão moles mas não se preocupe vai endurecer e ficar bem crocantes.
Ficaram desta maneira:
                                             

O maior arrependimento é só ter feito 1 receita, fica bom demais, ótimo com um leitinho bem gelado.
Ai que delícia.

Beijos meus amores Raquel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário